terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Metodologia de ensino


Conteúdo programático

Aula sobre “O ar e suas transformações” para aluno de 6° ano.

Estrutura de Didática
              
Optamos pela aula dialógica, com a exibição de slides via data show, para facilitar o entendimento e que o aluno possa ter um acompanhamento sobre o que está sendo falado durante a aula. E ainda, um vídeo sobre as camadas da terra, imagens, além de experiências que podem ser feitas em casa, comprovando a existência do ar.

Objetivo

ü  Propor soluções para problemas reais a partir de elementos da Ciência, colocando em prática experiências e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar.
ü  Identificar as idéias prévias dos alunos, a partir de experiências e vivências pessoais. Organizando os conhecimentos e estimulando a importância do ponto de vista pessoal, para que elas percebam a importância do tema proposto durante a aula.
ü  Estimular questionamentos, novas idéias capazes de esclarecer as dúvidas, se possível, resolver conflitos e dar aos alunos oportunidade de aplicar suas idéias.

Duração da aula

50 minutos

Justificativa das estratégias escolhidas

Aulas práticas e experimentos são de grande importância para o contato do aluno com os materiais biológicos, incentiva o trabalho em grupo, mostra a eles, que sem tem uma teoria comprovada é porque houve experimentos que comprovassem sua existência. A apresentação de slides é uma forma de enriquecer a aula, chamar a atenção do aluno para o conteúdo que está sendo dado, imagens interessantes e cores bem vivas no slide, de forma que a aula fique dinâmica , criativa. Os slides devem conter uma linguagem adequada para a turma que está sendo ministrada, e deve tomar  muito cuidado para não colocar conteúdos demais, pois podem confundir o educando. Ao usar os slides o educador deve complementar com suas explicações.
Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário