Conteúdo programático
Aula sobre “O ar e suas transformações” para aluno de 6° ano.
Estrutura de Didática
Optamos pela aula dialógica, com a exibição de slides via data show, para facilitar o entendimento e que o aluno possa ter um acompanhamento sobre o que está sendo falado durante a aula. E ainda, um vídeo sobre as camadas da terra, imagens, além de experiências que podem ser feitas em casa, comprovando a existência do ar.
Objetivo
ü Propor soluções para problemas reais a
partir de elementos da Ciência, colocando em prática experiências e atitudes
desenvolvidas no aprendizado escolar.
ü Identificar as idéias prévias dos
alunos, a partir de experiências e vivências pessoais. Organizando os
conhecimentos e estimulando a importância do ponto de vista pessoal, para que
elas percebam a importância do tema proposto durante a aula.
ü Estimular questionamentos, novas
idéias capazes de esclarecer as dúvidas, se possível, resolver conflitos e dar
aos alunos oportunidade de aplicar suas idéias.
Duração da aula
50 minutos
Justificativa das estratégias escolhidas
Aulas práticas e
experimentos são de grande importância para o contato do aluno com os materiais
biológicos, incentiva o trabalho em grupo, mostra a eles, que sem tem uma
teoria comprovada é porque houve experimentos que comprovassem sua existência.
A apresentação de slides é uma forma de enriquecer a aula, chamar a atenção do
aluno para o conteúdo que está sendo dado, imagens interessantes e cores bem
vivas no slide, de forma que a aula fique dinâmica , criativa. Os slides devem
conter uma linguagem adequada para a turma que está sendo ministrada, e deve
tomar muito cuidado para não colocar
conteúdos demais, pois podem confundir o educando. Ao usar os slides o educador
deve complementar com suas explicações.
Referência
Nenhum comentário:
Postar um comentário