terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Experiência

Utiliza-se para a experiência :

-1 pano
-1 copo de vidro vazio
-1 vasilha cheia de água

* A finalidade da experiência é a comprovação que o ar existe.


Os gases nobres

Os gases nobres representam cerca de 1% da composição do ar.Dificilmente se combinam com outras substâncias e não são  utilizados pelos organismos vivos, mas são isolados e aproveitados pelo ser humano de diversas maneiras .

Vejam alguns exemplos:

 O gás hélio pode ser utilizados em balões.

 Nas lâmpadas incandescentes utiliza-se o gás argônio.

Fonte das imagens: Google

O gás carbônico

Os seres clorofilados retiram, na fotossíntese, o gás carbônico do ambiente em que vivem. Como, então, a taxa desse gás na atmosfera não se reduz drasticamente?

Observe abaixo o esquema do ciclo do carbono:

 Fonte: Google

Pelo esquema, concluímos que o gás carbônico retorna ao meio ambiente basicamente por  meio dos seguintes processos:
  • respiração dos seres vivos em geral;
  • decomposição da matéria orgânica morta, realizada por bactérias e fungos;
  • combustão (queima) de materiais orgânicos diversos, com madeira, papel, carvão,petróleo e derivados.
O gás carbônico é fundamental para a ocorrência da fotossíntese. As substâncias orgânicas produzidas pelos seres clorofilados contêm o elemento carbono,obtido do gás carbônico. Essas substâncias orgânicas nutrem direta ou indiretamente quasse todos os demais seres vivos da Terra.
Mas o gás carbônico não é importante apenas porque constitui matéria-prima para a fotossíntese.Ele é também um dos chamados "gases-estufa", pois participa da ocorrência do efeito estufa.
O efeito estufa é um fenômeno natural, que contribui para reter parte do calor que a superfície terrestre irradia.



O gás oxigênio

       No ar, como vimos, existe cerca de 21%de gás oxigênio. Sem esse gás, cessa a extração de energia dos alimentos em nosso organismo, que é fundamental para a nossa sobrevivência. Isso porque o oxigênio participa da"queima" dos alimentos. Disso resulta a energia necessária para o funcionamento dos nossos órgãos.
       Os seres que utilizam  gás oxigênio em sua respiração são chamados seres aeróbicos. Da mesma maneira que os seres humanos , a maioria dos outros seres vivos respira aerobicamente 24 horas por dia, absorvendo gás oxigênio do ambiente.
      Alguns seres, porém "queimam" seus alimentos, mas nem usar gás oxigênio;para tanto, usam outras substâncias: são os seres anaeróbicos , como certos tipos de bactérias.

O gás nitrogênio

Vimos que o gás nitrogênio é o mais abundante do ar atmosférico. Representa cerca de 78% da composição da atmosfera. Para entender como a taxa desse gás se mantém na natureza, observe o esquema do ciclo do nitrogênio.

 Fonte: Google

  • O ar atmosférico, com gás nitrogênio, penetra no solo.
  • Bactérias que vivem nas raízes de leguminosas absorvem o nitrogênio, transformando-o em sais nitrogenados. Esses sais são, em parte, cedidos para essas plantas.
  • As plantas leguminosas podem ser comidas por animais herbívoros, transferindo para eles suas proteínas. A partir das proteínas vegetais ingeridas, os animais herbívoros produzem outras proteínas que participarão da constituição do seu corpo.
  • Os animais herbívoros podem ser comidos por animais carnívoros, transferindo para eles suas proteínas.
  • Ao morrer os organismos são decompostos por bactérias e fungos; suas proteínas são transformadas em sais nitrogenados que retornam ao solo. Esses sais podem ser absorvidos por uma outra planta.
  • Os gases nitrogenados existentes no solo podem também ser utilizados, em parte, por certas bactérias do solo, convertendo-se em gás nitrogênio. Nesse caso, o nitrogênio retorna à atmosfera, reiniciando o ciclo.

A mistura de gases da Troposfera

Ar é o termo usado paras definir o conjunto dos gases que formam a atmosfera da Terra. Invisível, o ar contém mais de vinte tipos de gases. Na troposfera, destacam-se o gás nitrogênio e o gás oxigênio.

Observe o gráfico de proporção dos gases existentes no ar da troposfera :

 Fonte: Google

O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como: Gás oxigênio, gás oxigênio, gás carbônico e certos gases nobres, como o argônio e o hélio. O ar ainda contém vapor de água, cuja quantidade varia bastante conforme certas condições. Em dias úmidos, por exemplo, a quantidade de vapor de água na atmosfera é relativamente alta, e o contrário ocorre nos dias seco.





Curiosidades


  • O ar possibilita o voo das aves e dos aviões. Sem atmosfera, seria impossível voar.
  • As aves, os aviões e os caros de corrida apresentam forma aerodinâmica: forma alongada, que facilita o "rompimento" do ar, diminuindo a sua resistência.
  • Além da forma aerodinâmica os pássaros e os aviões cortam a corrente de ar com as asas, dividindo-a em duas partes. Isso também contribui para diminuir a resistência do ar.
  • Os carros de fórmula 1 têm, em sua parte traseira, uma peça chamada aerofólio, que mantém, numa interação com o ar, veículo bem aderido ao chão.

                                                Pássaros em vôo.


Carro de Fórmula 1.

                                                                      Avião em pouso.

Fonte das imagens: Google


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Metodologia de ensino


Conteúdo programático

Aula sobre “O ar e suas transformações” para aluno de 6° ano.

Estrutura de Didática
              
Optamos pela aula dialógica, com a exibição de slides via data show, para facilitar o entendimento e que o aluno possa ter um acompanhamento sobre o que está sendo falado durante a aula. E ainda, um vídeo sobre as camadas da terra, imagens, além de experiências que podem ser feitas em casa, comprovando a existência do ar.

Objetivo

ü  Propor soluções para problemas reais a partir de elementos da Ciência, colocando em prática experiências e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar.
ü  Identificar as idéias prévias dos alunos, a partir de experiências e vivências pessoais. Organizando os conhecimentos e estimulando a importância do ponto de vista pessoal, para que elas percebam a importância do tema proposto durante a aula.
ü  Estimular questionamentos, novas idéias capazes de esclarecer as dúvidas, se possível, resolver conflitos e dar aos alunos oportunidade de aplicar suas idéias.

Duração da aula

50 minutos

Justificativa das estratégias escolhidas

Aulas práticas e experimentos são de grande importância para o contato do aluno com os materiais biológicos, incentiva o trabalho em grupo, mostra a eles, que sem tem uma teoria comprovada é porque houve experimentos que comprovassem sua existência. A apresentação de slides é uma forma de enriquecer a aula, chamar a atenção do aluno para o conteúdo que está sendo dado, imagens interessantes e cores bem vivas no slide, de forma que a aula fique dinâmica , criativa. Os slides devem conter uma linguagem adequada para a turma que está sendo ministrada, e deve tomar  muito cuidado para não colocar conteúdos demais, pois podem confundir o educando. Ao usar os slides o educador deve complementar com suas explicações.
Referência


Bem interessante esse vídeo. Vale a pena ver.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As camadas atmosféricas

Para facilitar os estudos , a atmosfera costuma ser dividida em camadas. Observe o esquema abaixo.

Fonte da imagem: google 


 *Troposfera : É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximada de 15 quilômetros. É na troposfera que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela também que ocorrem as tempestades, as trovoadas e os raios. A troposfera contém a maior parte dos gases da atmosfera. É dessa camada que a maioria dos seres vivos retira o gás oxigênio para a respiração. Aviões a jato e helicópteros trafegam na troposfera.

*Estratosfera : A estratosfera começa onde termina a troposfera e chega a 50 quilômetros de altitude. Nela praticamente não existem nuvens nem ocorrem tempestades. Nessa área trafegam os aviões de caça e os aviões supersônicos ( que atingem velocidade superior á velocidade do som). Nessa camada o ar já é mais rarefeito e as temperaturas são muito baixas, em média de -50 °C . Por isso os seres vivos não sobrevivem nela, o gás predominante é o gás nitrogênio.

*Camada de Ozônio : Na estratosfera existe maior concentração de um gás chamado ozônio. Esse gás forma a camada de ozônio, que absorve parte dos raios ultravioleta que chegam ao planeta e atuam como um filtro contra a ação desses raios nos seres vivos.

*Mesosfera : Acima da estratosfera está a mesosfera , que se estende até cerca de 80 quilômetros de altitude. Nessa camada as temperaturas são muito baixas, chegando a -120 °C . Os balões sondas são instrumentos utilizados em pesquisas meteorológicas que podem atravessar a troposfera e a estratosfera e chegar á mesosfera.

*Termosfera : Atinge altitude aproximada de 600 quilômetros. Ela recebe esse nome porque sua temperatura aumenta com a altitude, chegando a mais de 1000 °C.

*Exosfera : É a última camada atmosférica, onde o ar é extremamente rarefeito. Ela começa a uma altitude de cerca de 600 quilômetros e vai até mais de 1000 quilômetros de altitude. É o limite, a fronteira entre a atmosfera e o espaço cósmico, ou espaço sideral, onde não existe ar.










Atmosfera: A camada gasosa que envolve a Terra

A atmosfera é uma camada gasosa e transparente que envolve a terra.



 Fonte da imagem: google

Na superfície da terra as moléculas que compõe o ar, são mais concentradas. Quanto mais vamos se afastando da superfície da terra, mais as moléculas vão se afastando umas das outras. Dizemos então que o ar vai se tornado rarefeito.

Sem a atmosfera não existiria vida no planeta. Pois ela é responsável por conter o gás oxigênio, importante para a nossa respiração e dos seres vivos em geral ; graças a atmosfera torna possível o voo de certos animais e aviões ; e ela ameniza também os efeitos dos raios solares da terra.