segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As camadas atmosféricas

Para facilitar os estudos , a atmosfera costuma ser dividida em camadas. Observe o esquema abaixo.

Fonte da imagem: google 


 *Troposfera : É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximada de 15 quilômetros. É na troposfera que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela também que ocorrem as tempestades, as trovoadas e os raios. A troposfera contém a maior parte dos gases da atmosfera. É dessa camada que a maioria dos seres vivos retira o gás oxigênio para a respiração. Aviões a jato e helicópteros trafegam na troposfera.

*Estratosfera : A estratosfera começa onde termina a troposfera e chega a 50 quilômetros de altitude. Nela praticamente não existem nuvens nem ocorrem tempestades. Nessa área trafegam os aviões de caça e os aviões supersônicos ( que atingem velocidade superior á velocidade do som). Nessa camada o ar já é mais rarefeito e as temperaturas são muito baixas, em média de -50 °C . Por isso os seres vivos não sobrevivem nela, o gás predominante é o gás nitrogênio.

*Camada de Ozônio : Na estratosfera existe maior concentração de um gás chamado ozônio. Esse gás forma a camada de ozônio, que absorve parte dos raios ultravioleta que chegam ao planeta e atuam como um filtro contra a ação desses raios nos seres vivos.

*Mesosfera : Acima da estratosfera está a mesosfera , que se estende até cerca de 80 quilômetros de altitude. Nessa camada as temperaturas são muito baixas, chegando a -120 °C . Os balões sondas são instrumentos utilizados em pesquisas meteorológicas que podem atravessar a troposfera e a estratosfera e chegar á mesosfera.

*Termosfera : Atinge altitude aproximada de 600 quilômetros. Ela recebe esse nome porque sua temperatura aumenta com a altitude, chegando a mais de 1000 °C.

*Exosfera : É a última camada atmosférica, onde o ar é extremamente rarefeito. Ela começa a uma altitude de cerca de 600 quilômetros e vai até mais de 1000 quilômetros de altitude. É o limite, a fronteira entre a atmosfera e o espaço cósmico, ou espaço sideral, onde não existe ar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário